quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Moralismo sem Ética

O que estamos vendo nos dias atuais é assustador. Pessoas pregando um moralismo filosófico sem ética alguma. É o chamado "moral de cueca". A mídia em geral e aqueles que detém o poder de criar leis defendendo certos valores chamados modernos, mas sem ética alguma. O que estamos vendo é uma aberração. A moral e a ética são duas palavras devem estar juntas. Uma sem a outra não vive. Diria que elas se completam e são a cara e coroa da mesma moeda.
Um exemplo descabido disso diz que o ser humano tem direito a sua opção sexual. Normalmente este pensamentos leva a uma variedade de opções. Mas como se pode defender o direito de um ser humano ter sua liberdade de opção sexual quando na verdade diz a ciência, a biologia e a própria sexologia que são masculino e feminino? Na ficha de identificação de cada pessoa está escrito, masculino ou feminino.
Outro exemplo descarado vemos quando artistas e esportistas e inclusive canais de televisão fazem campanhas sociais, defendendo certos direitos como por exemplo o das crianças e adolescentes, mas eles mesmos estão totalmente corrompidos. Como falar sobre paz e não a violência, se os programas que fazem e transmitem estão cheios de violência? Como defender os valores da família quando já tiveram três ou quatro casos diferentes? Pois nem sequer dá para dizer que havia compromisso de vida um com o outro.
E o que dizer da disciplina dos filhos? Hoje não se pode mais disciplinar os filhos para que aprendam a respeitar os mais velhos e possam viver uma vida mais correta e digna. Depois não querem ver mais pichadores por aí pichando muros, casas e prédios. Pais que não são amigos dos filhos e por isso qualquer traficante o será.
Creio que é preciso resgatar em nossa sociedade os valores morais e éticos que são os que preservam a vida e que verdadeiramente trazem felicidade às pessoas, famílias e sociedade. Não nos deixemos enganar com belos discursos moralmente correto, mas que são eticamente vulgares. Jesus Cristo certa vez disse que muitos desses são como sepulcros caiadas, por fora a sepultura está pintadinha, limpa e bonita, mas por dentro há podridão.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Queda de um Gigante

Ontem foi um dia tragico para os colorados. Tanta euforia nos últimos dias, festa de tudo quanto é lado. Lançamento do filme "Absoluto" no Beira-Rio. Ex-jogadores que viajaram junto com a equipe. Mais de seis mil torcedores que foram junto com a equipe para Abu Dhabi. E o que dizer da RBS promovendo uma série de coisas, algo antes nunca vista. Foram distribuidos para os torcedores cinco mil radiozinhos com uma sintonia local conseguida junto ao governo e ao que dizer da ZeroHora sendo impressa em português em Abu Dhabi?
Camisetas especiais foram confeccionadas para festejar o chamado "Bi". Milhões gasto para promover uma festa antecipada e regada a luxo e euforia. Músicos e cantores gaúchos já celebrando o que praticamente era certo. Nem sequer se mencionava o nome de outros times adversários, só se pensava na Internazionale e numa vitória certa contra a equipe italiana.
Um erro, um esquecimento ou até um pequenos desconhecimento dos princípios divinos é o suficiente para colocar a perder. Sim, a Palavra de Deus afirma que "o orgulho vem antes da queda" e que "aquele que se exalta será humilhado". Foi triste ver a queda do Internacional ontem diante do Mazembe do Congo. Um fiasco jamais visto, pois nunca antes um time sul americano tinha deixado de disputar as final do compeonato mundial de clubes.
Que fiquem as lições para todos nós. Dentre elas, a principal, vivermos um estilo de vida com muita humildade.